O que é a Ortodontia?
É o ramo da Odontologia que estuda o crescimento e o desenvolvimento dos ossos maxilares bem como a posição correta dos dentes. O mau posicionamento dos dentes pode ocasionar estresse muscular, por conta da mastigação, ou até mesmo a disfunção da articulação temporomandibular, causando dor e travamento da mandíbula. A ortodontia visa prevenir e tratar eventuais disfunções dento-faciais
A importância da Ortodontia
Ao corrigir o posicionamento dos dentes o paciente consegue corrigir problemas de mastigação, deglutição e fala, reduzindo a disfunção da articulação temporomandibular. A ortodontia pode ser interceptativa, ou seja, quando é necessário intervir em uma situação anormal já existente, como é o caso da mordida aberta, mordida profunda e mordida cruzada.
A ortodontia corrige a má formação dos dentes e dos ossos maxilares, garantindo um sorriso agradável e saudável, além de melhorar a autoestima do paciente.
A ortodontia também pode ser corretiva, corrigindo malformações por meio do uso de aparelhos ortodônticos, que podem ser fixos ou móveis:
- Aparelho fixo: composto por fios, bandas, braquetes e pequenas borrachas, seu principal objetivo é fazer pressão nos dentes para que eles se alinhem corretamente;
- Aparelho móvel: é encaixado na boca e pode ser retirado pelo paciente quando ele quiser. Esse aparelho é bastante utilizado no fim do tratamento dentário.
Esses aparelhos exercem pressão nos dentes e nos ossos maxilares, ajudando a movimentar os dentes, retrair músculos e alterar o crescimento mandibular. Cada caso deve ser estudado de maneira individual para que seja sugerida a melhor solução em aparelho odontológico.
Eu preciso de um ortodontista?
A melhor forma de responder esta pergunta é fazendo uma consulta e avaliando o seu caso específico. Fica aqui alguns exemplos de situações em que é necessária a atuação de um ortodontista:
- Desvio de linha mediana;
- Mordida Profunda ou Sobremordida;
- Mordida cruzada;
- Mordida aberta;
- Diastema;
- Apinhamento.