O que é a Implantodontia?
Implantodontia é uma área da Odontologia que se destina ao tratamento da perda total ou parcial dos dentes permanentes através de próteses e implantes dentários. Com a Implantodontia são feitas desde próteses unitárias até grandes reabilitações totais fixas ou removíveis, para aqueles que perderam todos os dentes.
Como é realizado o tratamento de Implantodontia?
O tratamento de implantodontia ocorre por meio da osseointegração de um pino de titânio ou cerâmica com formato similar ao de um parafuso ao osso do maxilar. Assim, as células ósseas migram para a superfície do pino, incorporando esse material ao organismo de forma firme e estável. O titânio é um elemento neutro, também utilizado em próteses ortopédicas, o que reduz os riscos de reação do organismo, tornando as probabilidades de rejeição ao tratamento baixíssimas e fornecendo um suporte estável aos dentes artificiais, substituindo a função da raiz dos dentes. Já o implante de cerâmica é uma opção para aqueles que não desejam fazer o uso de metal.
Quais são as indicações para realizar implantes dentários?
O tratamento de implantodontia é recomendado a qualquer pessoa maior de 18 anos com estrutura óssea completamente formada e que tenham perdido 1 ou mais dentes. Entretanto, o tratamento é contraindicado em casos de pacientes com diabetes, câncer, hemofilia, problemas cardíacos, entre outras doenças.
A longevidade do implante dentário pode durar décadas, e, em alguns casos, dura uma vida inteira, tudo depende dos hábitos de higiene do paciente. É recomendado ao paciente visitas constantes ao dentista e revisão a cada 6 meses.